quarta-feira, 13 de maio de 2015

Aprenda como estudar para o ENEM e VESTIBULARES


As observações que vou apresentar não esgotam o assunto, porém, me parecem urgentes após a leitura de comentários e postagens de muitas pessoas e instituições nas páginas relacionadas a estes temas.  Fico assustado, preocupado e incomodado, pois prometem coisas e falam do estudo de uma forma muito distante do que é realmente o cotidiano do estudante.
Acredito ter certa experiência para falar sobre este tema: com mais de 20 anos dedicados à educação dando aulas desde a educação infantil ao pré- vestibular; depois de ter me especializando na prova de espanhol do ENEM; após ter sido coordenador pedagógico de um dos cursinhos pré-vestibular mais importante de São Paulo, devo ter acumulado algum conhecimento, porém, não é maior do que a minha prática de estudos depois de ter começado algumas graduações, ter feito minha pós-graduação ter participado de inúmeros cursos e estar morrendo de vontade de sentar de novo numa cadeira de sala de aula.
Bom, vamos às dicas:
- Quando procurar dicas sobre estudos, materiais, método etc tenha cuidado. Preste atenção em quem está dando o conselho.
Nem sempre o que resulta para um vai resultar para o outro; cada estudante tem uma realidade diferente. Não existem receitas mágicas e uma das premissas básicas para estudar é o autoconhecimento.
- Estudar é um trabalho. Não é divertido, não é fácil, requer disciplina, empenho e o protagonista do processo é o estudante e não o material ou o professor. O prazer não está no processo e sim no resultado. Dessa forma, quem quer sucesso no ENEM ou em outras provas deve estar preparado para, pelo menos, um ano de sacrifício.
- É fundamental que você tenha um planejamento de estudos. Faça um horário para cada um dos dias da semana e seja realista nesta programação. O importante não é a quantidade de tempo que você tem para estudar e sim a qualidade do seu estudo. Conheço muitos estudantes que tem bastante tempo para se dedicar a estudar e o fazem de forma errada; outros que com pouco tempo de estudo por dia conseguem um ótimo aproveitamento.
- Experimente diferentes formas de estudar até encontrar aquela que dá mais resultado. Se o seu amigo estuda fazendo resumos, não significa que vai dar certo para você; se outro colega tem a apostila cheia de etiquetas coloridas e toda sublinhada, não quer dizer que você deva fazer o mesmo. Você é visual? É auditivo? Repito: processo de autoconhecimento é fundamental.
Espero ter ajudado e nos próximos dias continuamos este tema.
Até!

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário